quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Primeira oficina de Construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Uope – Tocantins e Parceiros.

Adolescentes, jovens e adultos das organizações parceiras da Visão Mundial se reuniram nos dias 21 a 23 de janeiro de 2010, para participar da oficina de construção do PPP (Projeto Político Pedagógico).
O Objetivo geral da oficina foi construir coletivamente o PPP da Unidade Operacional do Tocantins e parceiros(gestores dos PDAs de Axixá, Mulheres de Buriti, Ilha Verde e Tiúba). O encontro contou com a assessoria de Osmar Braga e teve iniciou com atividades de integração e sensibilização do grupo através da dinâmica das fontes. Foram levantadas as expectativas e em seguida a apresentação da fundamentação e visão geral da metodologia de construção do PPP.

Coletivamente foi construído o marco situacional que se constituiu em mostrar a realidade social, política e econômica dos territórios para expor a situação vivida pelas comunidades.
O grupo produziu o Marco Teórico ou Filosófico através de 03 perguntas motivadoras: Qual é a sociedade que queremos construir? Qual é o tipo de ser humano que queremos ajudar a formar?Que tipo de desenvolvimento queremos para nossos territórios? A partir destas reflexões foram construídos e apresentados textos para os outros grupos.

O encontro foi muito proveitoso, superou as expectativas, sendo dado início de forma coletiva os primeiros passos do Projeto político Pedagógico dos territórios da Uope – TO.
Vale ressaltar a importância da participação dos jovens no.encontro. Todos contribuíram para construção dos marcos situacional e teórico. Podemos afirmar que estão sendo formadas pessoas para mobilização nas lutas sociais. Concluindo, nós estamos na luta por dignidade para todos.


Por Evandro Rodrigues
Adolescente do PDA Tiúba -
Araguaína – TO

Um comentário:

  1. Parabéns pela oficina, já se percebe o avanço do grupo e de um processo de transfomação. Fiquei mais feliz ainda pela ativação desse blog, que para mim tem um significado especial porque através dele posso acompanhar e até me sentir parte desse crescimento dos grupos.
    Ana Emília

    ResponderExcluir