domingo, 22 de março de 2009

Oficina sobre a Metodologia Claves

Foi realizado no período de 23 a 25 de outubro, o curso da Metodologia Claves “Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis” que tem como objetivo habilitar educadores, jovens e adolescentes, como agentes multiplicadores para a Prevenção de Violência sexual contra meninos, meninas e adolescentes e promoção de Bom Trato. Este curso foi realizado pela Visão Mundial – UOPE Tocantins, através do projeto HIV/AIDS – Multiplicadores de vida, na cidade de Tocantinóplis-TO.
A Metodologia Claves foi trabalhada pelas Dras. Joseana de O. Menezes e a Psicóloga Janine da S. Vargas Smits da rede Claves Brasil, cujos participantes foram os agentes de saúde e de educação dos PDAs, assessores da Visão Mundial, e jovens / adolescentes que participam como protagonistas das ações do projeto Multiplicadores de vida em suas comunidades.
As facilitadoras abordaram as questões, como: as categorias do abuso em crianças (físico,emocional, negligência e o abuso sexual); Violência contra a Infância; cenários da Violência sexual; as condições para que o abuso sexual exista; Indicadores que podem levar a identificação de vítimas da violência sexual; sexualidade, fatores de riscos e de fortalecimentos, dentre outros.
A proposta Claves é a de que nos fortalecendo podemos enfrentar situações difíceis. Esse fortalecimento se dá através da esperança, do conhecimento, trabalhando a questão da resiliência, que implica uma construção na relação com outras pessoas, um olhar sobre a pessoa inteira e não isolado e a valorização do trabalho em rede.
Estas questões foram trabalhadas de forma dinâmica com teorias e a exploração do lúdico com: canções e danças, jogos teatrais, dinâmicas e jogos de grupos, que proporcionaram uma maior leveza diante de um assunto tão complexo. A participação foi efetiva, havendo uma grande interação entre as facilitadoras e o grupo. Vale ressaltar a participação dos jovens e adolescentes que surpreenderam com o seu dinamismo, vontade de aprender e transmitiir conhecimentos. Com certeza esse curso foi marcante tanto para os participantes como para educadores e assessores. Alguns jovens e adolescentes já são voluntários em suas comunidades, mas através do curso, outros, foram despertados para contribuir como voluntários nos trabalhos desenvolvidos pelos projetos da Visão Mundial-TO.
O curso nos deixou conscientes de que “ao entramos no terreno da prevenção estamos entrando no terreno da esperança”.







Texto: Ana Emilia - Assessora Técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário