sexta-feira, 24 de abril de 2009

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM JOVENS

Após várias reflexões, de como atrair os jovens para um maior envolvimento nas ações dos PDAs e atuar como protagonistas sociais em suas comunidades, a equipe de assessores da uope tocantins vêm discutindo com as equipes dos PDAs, sobre: o que é a juventude, hoje, no Brasil? quem é o jovem das comunidades que atuamos? e quais as estratégias para trabalhar com esses jovens?.


A leitura de alguns teóricos, vídeos sobre a juventude e uma maior aproximação dos jovens das comunidades, com a qual trabalhamos, nos faz refletir sobre como a sociedade vê os jovens hoje, nos levando a entender que precisamos, urgentemente, desconstruir a visão de que a juventude é uma fase de transitoriedade (passagem da infância para a fase adulta) sem identidade,ou ter uma visão preconceituosa,de jovem, aquele ser, da rebeldia, da transgressão, vê-lo, como "problema" (usuário de drogas, irresponsável, desinteressado, etc.). Na verdade precisamos mudar nossos conceitos, precisamos entender a juventude enquanto sujeitos sociais que, de acordo com suas vivências, experenciam e constroem modos diferentes de ser jovem. A juventude faz parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos (diversidade), se concretiza nas condições sociais, culturais, de gênero e de raça.

Partindo desta constatação, precisamos trabalhar com os jovens reconhecendo suas diferentes formas de expressão, abrindo espaços para que essas diferentes formas se desenvolvam. Devemos pensar o jovem no presente, considerar suas vivências e particularidades, entendê-lo dentro de uma perspectiva histórico-social, de construção e reconstrução constante, ou seja, num processo dialético e dialógico.

Neste sentido, nós educadoras (es) precisamos, como diz Leonardo Boff, "educar o nosso olhar" para que sejamos, críticos, "criativos e"cuidantes" dentro de uma dimensão ética, social, espiritual, política e técnica. Isto implica dizer que precisamos formar sujeitos com capacidade de se posicionar frente as questões de sua vida, do seu projeto pessoal e da sociedade.


Texto de: Ana Emilia

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