A experiência recente de dialogar com os adolescentes das comunidades apoiadas pela Visão Mundial no Tocantins tem nos mostrado o quanto precisamos aprender para trabalhar com este público. Os sonhos e o desejo de transformar as condições de vida onde vivem estão estampadas no olhar, nos desenhos e nas palavras das crianças, adolescentes e jovens.Para mergulhar na realidade desta juventude é necessário romper com os preconceitos que são alimentados diariamente na sociedade. Estas amarras impedem de enxergarmos os sinais de vida presentes nas comunidades.
As meninas e meninos querem brincar, divertir-se, trabalhar e viver com suas famílias, numa luta constante pela sobrevivência, seja na realidade urbana ou rural. Percebe-se a liderança e muitas potencialidades entre os adolescentes e jovens nas comunidades. É como um terreno fértil precisando de cuidados. Em algumas comunidades os jovens desenvolvem atividades coletivas de trabalho, diversão, lazer , por outro lado, não são vistos como pessoas com potencial por parte de muitas organizações sociais.
Somos desafiados a desenvolver metodologias que facilitem a reflexão e compreensão da realidade social, econômica e política vividas pela juventude que precisam ser de ouvidos, motivados, acompanhados e animados para desenvolverem autonomia e ampliarem seus conhecimentos. É preciso continuar alimentando os sonhos e projetos de vida para construírem projeto sociais que provoquem as transformação na realidade social local.
Texto: Dório Macedo
Olá! amei!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Abs, Lúcia
vamos nos falando. Abs, Lúcia
ResponderExcluirParabens pela inciativa. As experiencias dos parceiros e da Visão Mundial no tocatins são bastantes ricas e exitosas. Parabens Parceiros, Parabens equipe da VM Tocatins
ResponderExcluirCompanheiro,
ResponderExcluirPARABÉNS! A iniciativa é louvável e experiências tão exitosas e transformadoras como as que vocês desenvolvem precisam mais é serem compartilhadas com muitas e muitas pessoas.
Um abração