quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PDA Tiuba inicia com organização de mulheres e continua fazendo história hoje.

O PDA Tiúba localiza-se na cidade de Araguaína, no norte do Tocantins, que é a segunda cidade mais importante do estado e possui 115.759 habitantes, de maioria urbana. É gerido pela Associação de Mulheres do Setor Tiúba (AMST), que foi organizada em 11 de agosto de 1990, a partir de reflexões e debates entre mulheres da comunidade do Setor Tiúba, as comunidades eclesiais de base da Igreja Católica e o apoio da Visão Mundial, com objetivo de criar mecanismos e ações para solucionar problemas que afetavam as famílias.
Um dos primeiros e mais importantes projetos da associação, realizado ainda em 1990, foi o de atendimento a crianças desnutridas na comunidade do setor Tiúba. A desnutrição infantil era um dos principais problemas, que foi melhorando através de programas de alimentação enriquecida, uso de multimistura e outras ações complementares. Ações de educação, criação da creche, alfabetização de adultos, atividades culturais (eventos religiosos), reuniões e eventos comunitários também foram sendo realizados ao longo desse período. E em 2000, com o Programa de Desenvolvimento de Área, o atendimento foi ampliado de 100 para 500 crianças das comunidades do Itaipú, Céu Azul e Vila Ribeiro.

Atualmente, são atendidas 420 famílias e 702 crianças e adolescentes das comunidades Tiúba, Itaipú, Setor Palmas, Céu Azul, Vila Ribeiro, Alto Bonito e Vila Nova, que apresentam sérios problemas sociais tais como, ineficiência de políticas publicas de saneamento básico e serviços a saúde, desemprego, fome, consumo de drogas, alcoolismo, violência sexual doméstica e exploração sexual infantil. Através do PDA, várias ações de prevenção de exploração sexual e de uso de drogas têm sido desenvolvidas com as famílias e especificamente com os adolescentes e crianças, com oficinas educativas, contando com a parceria e assessoria técnica de profissionais dos órgãos públicos e de organizações não governamentais parceiras.
A equipe do PDA é composta por 03 funcionários que atuam nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Comunitário, Administração e Patrocínio e 04 voluntários que apóiam no desenvolvimento destas ações.
Na área de educação são desenvolvidas as seguintes atividades:
Inclusão digital;
Baú de leitura com o incentivo à leitura e criação de brinquedos;
Cinema na comunidade;
Formação de sócio-política;
Atividades esportivas
Com relação à saúde, são desenvolvidas as seguintes ações:
Educação popular como as práticas de troca de saberes e experiências entre idosos e adolescentes;
Preparação de remédios e alimentos naturais pelos adolescentes e famílias que inicia no trabalho de campo com o manejo, manipulação e colheita das plantas do cerrado até a preparação dos remédios naturais;
Ações de educação ambiental realizadas com as crianças e adolescentes.
As comunidades são incentivadas a buscar sua autonomia e sustentabilidade através da geração de renda com as feiras comunitárias e a produção coletiva apoiando a criação de grupos produtivos. As lideranças adultas, jovens e diretores participam na construção do plano de ação anual e na gestão do PDA.

Para execução dessas ações a Associação de Mulheres conta o apoio significativo de parcerias. São desenvolvidas ações conjuntas com os Programas Sociais do Governo Estadual (Pioneiros Mirins) e escolas Municipais locais que apóiam o PDA no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas. Nas atividades de educação ambiental, há o apoio do NATURATINS (Órgão Ambiental do Estado), que tem apoiado com suporte técnico nas ações ambientais realizando palestras e acompanhando as atividades ligadas ao meio ambiente nas comunidades. A Secretaria Municipal de Saúde apóia realizando palestras de orientação básica às comunidade e providencia materiais de prevenção às DSTs/Aids. Há outros parceiros locais como as Associações de Bairros, Centro de Direitos Humanos e igrejas cristãs.

Através do Projeto Multiplicadores de Vida apoiado pela VM no ano passado, foi muito importante para o crescimento da participação dos jovens nas ações comunitárias e da divulgação de informações sobre prevenção das DSTs e Aids. O projeto possibilitou o protagonismo dos adolescentes e contribuiu diretamente com o desenvolvimento das ações do PDA.

Tendo como base estes jovens que participaram do Multiplicadores de Vida estão sendo organizadas atividades de comunicação popular com objetivo de motivar os adolescentes a se engajarem nas questões sócio-políticas das comunidades participantes do PDA


Por Maria do Carmo Silva Amorim

Um comentário:

  1. Parabéns Carminha, você é um grande exemplo desse grupo. Sou uma grande admiradora sua!!!

    ResponderExcluir